Sonho ansioso

3 temas encontrados nos sonhos de pessoas ansiosas

Nova pesquisa explora como a ansiedade colore seus sonhos.

Um novo estudo publicado na Dreaming analisa os sonhos de pessoas com transtornos de ansiedade . O estudo sugere que esses sonhos frequentemente perturbadores podem transformar a vida de vigília desses indivíduos em um pesadelo, se não receberem os cuidados certos.

“Os resultados do nosso estudo revelam que o conteúdo dos sonhos de pacientes com ansiedade difere significativamente do conteúdo dos sonhos de pessoas saudáveis ​​e contém mais elementos negativos e desagradáveis”, explica o principal autor e psicólogo Anton Rimsh, da Universität Düsseldorf, na Alemanha.

Conteúdo dos sonhos de pacientes ansiosos

O estudo de Rimsh rastreou o conteúdo dos sonhos de 38 pacientes com ansiedade por meio de diários de sonhos, questionários e análise individual dos sonhos.

Os resultados do estudo descobriram que vários tópicos de sonhos são mais prevalentes em pacientes com ansiedade em comparação com pessoas saudáveis. Esses temas incluem:

  • Sendo perseguido e perseguido
  • Ser agredido fisicamente e enfrentar ações agressivas
  • Estar congelado de susto
  • Brigas e interações verbalmente agressivas
  • Ansiedade e medo sobre ações agressivas de outras pessoas
  • Medo de cair e correr o risco de cair
  • Ser excluído e rejeitado em situações sociais
  • Falecimento de pais e familiares
  • Acidentes e acidentes de carro ou avião
  • Enfrentando falhas e sendo mal sucedido

Além dessas imagens e eventos recorrentes, também havia algumas características definidoras comuns que foram encontradas em muitos dos sonhos dos participantes, como:

Interesses amorosos anteriores

Os ex-parceiros ou ex-cônjuges dos sonhadores também foram mais frequentes nos conteúdos dos sonhos de indivíduos com transtorno de ansiedade do que nos sonhos de pessoas saudáveis.

Alta velocidade e potência

A primeira vista, sonhos de pacientes com transtorno de ansiedade também eram caracterizados pela presença comum de alta velocidade e velocidade rápida em geral e, posteriormente, personagens, objetos, transporte e veículos em movimento rápido.

Alta intensidade emocional

A presença de um transtorno de ansiedade instiga uma maior intensidade subjetiva geral de experiências oníricas e imagens oníricas. 

A princípio, o conteúdo dos sonhos em pacientes ansiosos não só existe em grande número, mas também é vivenciado com uma intensidade e ênfase subjetiva particularmente altas.

O estudo de Rimsh também sugere que um paciente ansioso é mais propenso a analisar e desconstruir seus sonhos. 

Antes de mais nada existe duas razões para essa tendência, de acordo com Rimsh

Indivíduos que sofrem de transtornos de ansiedade geralmente tendem a estar preocupados e preocupados com experiências e eventos em sua vida de vigília. É essa preocupação que também toma conta de seus sonhos.

Rimsh também supõe que indivíduos ansiosos tendem a ver seus sonhos como a chave para seus problemas de vigília.

 A princípio; a interpretação obsessiva de seus sonhos torna-se assim uma forma de resolver os problemas que vivenciam enquanto estão acordados.

No entanto, Rimsh adverte que os pacientes de ansiedade podem ficar presos em ciclos de feedback negativo entre sua vida de vigília e os sonhos – ou seja, os sonhos negativos podem piorar os sintomas de ansiedade em sua vida de vigília, o que torna os sonhos ainda mais perturbadores e assim por diante.

“Esse processo pode ser representado como um ‘círculo vicioso’, que não é tão fácil de quebrar ou rasgar”, explica Rimsh. “Para fazer isso, um indivíduo precisa de ajuda profissional e qualificada de um psicoterapeuta praticante.”

Rimsh também oferece o mesmo conselho para quem sofre de sonhos perturbadores devido a um problema de ansiedade subjacente:

O melhor conselho que eu poderia dar a uma pessoa que vive esses sonhos regularmente é consultar um psicólogo, ou melhor, um psicoterapeuta praticante e, de preferência, um psicanalista praticante, explica. Desde já, isso ocorre porque eles geralmente têm a experiência, as habilidades e o conhecimento necessários para trabalhar não apenas com transtornos de ansiedade, mas também com os sonhos de uma pessoa.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e familiares. Até mais.