Autocuidado - ansiedade

Quatro tipos de autocuidado quando você está se sentindo ansioso

Se você é propenso à ansiedade, pode ser útil ter algumas estratégias específicas de autocuidado. Aqui estão quatro que você pode tentar.

Nem todas essas ideias vão agradar a todos; escolha o que for mais adequado para você.

“Não há emergência agora”

Em um sentido evolutivo, a ansiedade é projetada para nos agarrar, e não nos deixar desviar nossos olhos ou nossa mente da fonte da ameaça. Nos tempos modernos, quando estamos ansiosos, pensamos incansavelmente demais, tentando resolver a sensação de ameaça que estamos sentindo.

Isso é exaustivo. Muitas vezes interrompe o sono, os relacionamentos e a concentração. E, geralmente, obscurece nosso pensamento em vez de nos fazer sentir mais claros.

A ansiedade moderna geralmente é sobre ameaças que tememos que se transformem em catástrofes. Por exemplo, uma imperfeição em seu desempenho é revelada, e você se preocupa que será o início de muitos erros e perderá seu status, carreira e tudo o mais pelo qual trabalhou duro.

Uma estratégia simples, mas eficaz, diga a si mesmo: “Não há nenhuma emergência agora. Posso me permitir tirar os olhos dessa ameaça no próximo minuto”. Dê a si mesmo permissão para tirar um minuto de folga de se estressar com o problema. Então, estenda isso, para cinco minutos ou 10 minutos. Tente isso até que esteja funcionando bem para você, depois tente 30 minutos ou uma hora.

Mesmo que você esteja esperando más notícias a qualquer momento, no sentido literal, geralmente não há uma emergência que você esteja enfrentando naquele minuto.

Tomada de perspectiva

O que alguém que é tão inteligente ou consciencioso quanto você, mas que pensa diferente de você, pensaria sobre o tópico de sua ansiedade? O que eles acham que são suas opções para resolvê-lo ou seguir em frente com sua ansiedade? Se puder, teste isso perguntando a alguém que se encaixe nessa descrição.

A ansiedade é muitas vezes acompanhada de um sentimento de vergonha ou de não confiar nos outros. Ao expor seus medos aos outros, você pode interromper essa parte da espiral de ansiedade.

Envolva-se com um de seus valores centrais, não relacionado ao tópico de sua ansiedade

Essa dica é mais uma forma de reforçar a noção de que, neste momento, não há emergência. Permita-se se envolver com o mundo de outra maneira que seja importante para você. Se você valoriza a ordem, o que faria você se sentir mais organizado? Se você valoriza o cuidado, como poderia expressar isso? Se você valoriza a diligência, como você poderia promulgar isso?

Essa estratégia pode parecer fundamentada e estabilizadora porque reforça que você é um adulto competente e multifacetado, que tem muitos valores, além de evitar a ansiedade.

A habilidade necessária para usar essa estratégia é que você possa identificar uma ação simples e única que expresse o valor escolhido. Por exemplo, quão fácil é para você pensar em algo que você pode fazer em menos de 15 minutos que melhoraria seu senso de ordem (se esse for o seu valor)?

Quando você está muito ansioso, uma tarefa de 15 minutos pode ser uma montanha muito grande para escalar, então pense em versões de 5 minutos também. Por exemplo, separando algumas roupas prontas para lavar.

Ao manter isso muito curto (limitando-o a 15 minutos no máximo), quase tudo que você escolher ainda pode parecer autocuidado. Você pode representar seu valor profundamente arraigado, sem precisar exagerar para provar seu valor.

Faça uma pausa na tentativa de evitar ou escapar da ansiedade

Todos nós fazemos coisas para escapar de sentimentos ansiosos. Para a maioria de nós, isso inclui alguns que são geralmente vistos como positivos (exercícios ou se jogar no trabalho) e alguns que são geralmente vistos como negativos (comer um litro de sorvete). Não importa qual seja a estratégia, tentar evitar a ansiedade é um trabalho árduo.

Faça uma pausa na tentativa de escapar de sentimentos ansiosos. Em vez de tentar reprimir os sentimentos de ansiedade, tente deixá-los existir por meia hora e cuidar de seus negócios. Durante esse tempo, opere com a suposição de que seus sentimentos de ansiedade não vão dominá-lo ou prejudicá-lo.

Permita que seus sentimentos de ansiedade existam e venham e vão em quaisquer ondas que eles façam.

Quando você tenta isso, pode mergulhar na ruminação ou na preocupação. Esta é uma estratégia de prevenção da ansiedade porque você está tentando encontrar uma solução que fará com que sua ansiedade desapareça. Se isso acontecer, você pode gentilmente dizer a si mesmo “pensando” para reconhecer, mas não se deixar levar pela tentativa de sair da ansiedade

Observe que esse post é sobre ansiedade, são sobre a emoção da ansiedade, não sobre transtornos de ansiedade. Se você tem um transtorno de ansiedade, recomendo que você consulte seu próprio médico.

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