Em um ano típico, a temporada de gripe ocorre do outono ao início da primavera – e com ela vem fungar, espirrar, tossir, fadiga e todas as armadilhas familiares da gripe.
A gravidade da doença varia de pessoa para pessoa, mas a pandemia de COVID-19 traz uma nova urgência para nos protegermos, enquanto esses dois vírus surgem nos próximos meses.
As vacinas contra a gripe são sempre importantes, mas são ainda mais importantes este ano para proteger a população, e especialmente os grupos vulneráveis, de contrair gripe enquanto o COVID-19 ainda é uma ameaça.
Qual a diferença entre resfriado e gripe?
O resfriado comum e a gripe podem parecer semelhantes no início. Ambas são doenças respiratórias e podem causar sintomas semelhantes. Mas vírus diferentes causam essas duas condições.
Seus sintomas podem ajudá-lo a dizer a diferença entre eles.
Tanto o resfriado quanto a gripe compartilham alguns sintomas comuns. Pessoas com qualquer uma das doenças geralmente experimentam:
- nariz escorrendo ou entupido
- espirrando
- dores no corpo
- fadiga geral
Como regra, os sintomas da gripe são mais graves do que os sintomas do resfriado.
Outra diferença distinta entre os dois é o quão sério eles são. Resfriados raramente causam outras condições ou problemas de saúde. Mas a gripe pode levar a:
- sinusite
- infecções de ouvido
- pneumonia
- sepse
Se seus sintomas forem graves, você pode querer confirmar um diagnóstico de resfriado ou gripe. Seu médico fará testes que podem ajudar a determinar o que está por trás de seus sintomas.
Durante a epidemia de COVID-19, ligue com antecedência para obter o protocolo para visitar um médico pessoalmente ou fazer uma consulta on-line.
Os sintomas de resfriado e gripe também devem ser tratados com cuidado devido à sobreposição com os sintomas do COVID-19 .
Se o seu médico diagnosticar um resfriado, você só precisará tratar seus sintomas até que o vírus termine. Esses tratamentos podem incluir:
- usando medicamentos para resfriado de venda livre.
- mantendo-se hidratado
- descansando bastante
Para a gripe, tomar remédios para gripe no início do ciclo do vírus pode ajudar a reduzir a gravidade da doença e diminuir o tempo em que você está doente. Descanso e hidratação também são benéficos para pessoas com gripe.
Assim como o resfriado comum, a gripe geralmente só precisa de tempo para se espalhar pelo corpo.
Qual é a diferença entre a gripe e o COVID-19?
Os sintomas do COVID-19, da gripe e das alergias têm alguma sobreposição, mas geralmente são diferentes. Os principais sintomas da COVID-19 são:
- cansaço
- febre
- tosse
- falta de ar
Espirrar não é típico.
Os sintomas da gripe são semelhantes aos do COVID-19, incluindo febre e dores no corpo. Mas você pode não encontrar falta de ar como sintoma da gripe.
Os sintomas de alergia são geralmente mais crônicos e incluem espirros, tosse e chiado no peito.
Quais são os sintomas da gripe?
Aqui estão alguns dos sintomas comuns da gripe:
Febre
A gripe quase sempre causa um aumento na temperatura do corpo . Isso também é conhecido como febre.
A maioria das febres relacionadas à gripe varia de uma febre baixa em torno de 37,8 ° C (100 ° F) até 40 ° C (104 ° F).
Embora alarmante, não é incomum que crianças pequenas tenham febres mais altas do que os adultos. Se você suspeitar que seu filho está com gripe, consulte o médico.
Você pode se sentir “febril” quando tem uma temperatura elevada. Os sinais incluem calafrios, suores ou frio apesar da alta temperatura do seu corpo. A maioria das febres dura menos de 1 semana, geralmente em torno de 3 a 4 dias.
Tosse
Uma tosse seca e persistente é comum com a gripe. A tosse pode piorar, tornando-se desconfortável e dolorosa.
Às vezes, você pode sentir falta de ar ou desconforto no peito durante esse período. Muitas tosses relacionadas à gripe podem durar cerca de 2 semanas.
Dores musculares
As dores musculares relacionadas à gripe são mais comuns no pescoço, costas, braços e pernas. Muitas vezes podem ser graves, dificultando a movimentação mesmo ao tentar realizar tarefas básicas.
Dor de cabeça
Seu primeiro sintoma da gripe pode ser uma forte dor de cabeça . Às vezes, os sintomas, incluindo sensibilidade à luz e ao som, acompanham sua dor de cabeça.
Fadiga
Sentir-se cansado é um sintoma não tão óbvio da gripe. Sentir-se geralmente mal pode ser um sinal de muitas condições. Esses sentimentos de cansaço e fadiga podem surgir rapidamente e ser difíceis de superar.
Quanto tempo dura a gripe?
A maioria das pessoas se recupera da gripe em cerca de uma semana. Mas pode levar vários dias para você se sentir de volta ao seu eu habitual. Não é incomum sentir-se cansado por vários dias após os sintomas da gripe terem diminuído.
É importante ficar em casa sem ir à escola ou ao trabalho até que você esteja livre da febre por pelo menos 24 horas (e isso sem tomar medicamentos para baixar a febre).
Se você tiver gripe, ela pode ser passada para outra pessoa um dia antes de seus sintomas aparecerem e até 5 a 7 dias depois.
Se você tiver algum sintoma de resfriado ou gripe durante a pandemia do COVID-19, deve se isolar enquanto faz o teste e continuar praticando uma boa higiene , como:
- lavando as mãos
- desinfecção de áreas de alto toque
- vestindo uma cobertura de rosto
- evitando contato com outras pessoas