Tudo o que você precisa saber sobre a gripe e Covid-19

Em um ano típico, a temporada de gripe ocorre do outono ao início da primavera – e com ela vem fungar, espirrar, tossir, fadiga e todas as armadilhas familiares da gripe.

A gravidade da doença varia de pessoa para pessoa, mas a pandemia de COVID-19 traz uma nova urgência para nos protegermos, enquanto esses dois vírus surgem nos próximos meses.

As vacinas contra a gripe são sempre importantes, mas são ainda mais importantes este ano para proteger a população, e especialmente os grupos vulneráveis, de contrair gripe enquanto o COVID-19 ainda é uma ameaça.

Qual a diferença entre resfriado e gripe?

O resfriado comum e a gripe podem parecer semelhantes no início. Ambas são doenças respiratórias e podem causar sintomas semelhantes. Mas vírus diferentes causam essas duas condições.

Seus sintomas podem ajudá-lo a dizer a diferença entre eles.

Tanto o resfriado quanto a gripe compartilham alguns sintomas comuns. Pessoas com qualquer uma das doenças geralmente experimentam:

  • nariz escorrendo ou entupido
  • espirrando
  • dores no corpo
  • fadiga geral

Como regra, os sintomas da gripe são mais graves do que os sintomas do resfriado.

Outra diferença distinta entre os dois é o quão sério eles são. Resfriados raramente causam outras condições ou problemas de saúde. Mas a gripe pode levar a:

  • sinusite
  • infecções de ouvido
  • pneumonia
  • sepse

Se seus sintomas forem graves, você pode querer confirmar um diagnóstico de resfriado ou gripe. Seu médico fará testes que podem ajudar a determinar o que está por trás de seus sintomas.

Durante a epidemia de COVID-19, ligue com antecedência para obter o protocolo para visitar um médico pessoalmente ou fazer uma consulta on-line.

Os sintomas de resfriado e gripe também devem ser tratados com cuidado devido à sobreposição com os sintomas do COVID-19 .

Se o seu médico diagnosticar um resfriado, você só precisará tratar seus sintomas até que o vírus termine. Esses tratamentos podem incluir:

  • usando medicamentos para resfriado de venda livre.
  • mantendo-se hidratado
  • descansando bastante

Para a gripe, tomar remédios para gripe no início do ciclo do vírus pode ajudar a reduzir a gravidade da doença e diminuir o tempo em que você está doente. Descanso e hidratação também são benéficos para pessoas com gripe.

Assim como o resfriado comum, a gripe geralmente só precisa de tempo para se espalhar pelo corpo.

Qual é a diferença entre a gripe e o COVID-19?

Os sintomas do COVID-19, da gripe e das alergias têm alguma sobreposição, mas geralmente são diferentes. Os principais sintomas da COVID-19 são:

  • cansaço
  • febre
  • tosse
  • falta de ar

Espirrar não é típico.

Os sintomas da gripe são semelhantes aos do COVID-19, incluindo febre e dores no corpo. Mas você pode não encontrar falta de ar como sintoma da gripe.

Os sintomas de alergia são geralmente mais crônicos e incluem espirros, tosse e chiado no peito.

Quais são os sintomas da gripe?

Aqui estão alguns dos sintomas comuns da gripe:

Febre

A gripe quase sempre causa um aumento na temperatura do corpo . Isso também é conhecido como febre.

A maioria das febres relacionadas à gripe varia de uma febre baixa em torno de 37,8 ° C (100 ° F) até 40 ° C (104 ° F).

Embora alarmante, não é incomum que crianças pequenas tenham febres mais altas do que os adultos. Se você suspeitar que seu filho está com gripe, consulte o médico.

Você pode se sentir “febril” quando tem uma temperatura elevada. Os sinais incluem calafrios, suores ou frio apesar da alta temperatura do seu corpo. A maioria das febres dura menos de 1 semana, geralmente em torno de 3 a 4 dias.

Tosse

Uma tosse seca e persistente é comum com a gripe. A tosse pode piorar, tornando-se desconfortável e dolorosa.

Às vezes, você pode sentir falta de ar ou desconforto no peito durante esse período. Muitas tosses relacionadas à gripe podem durar cerca de 2 semanas.

Dores musculares

As dores musculares relacionadas à gripe são mais comuns no pescoço, costas, braços e pernas. Muitas vezes podem ser graves, dificultando a movimentação mesmo ao tentar realizar tarefas básicas.

Dor de cabeça

Seu primeiro sintoma da gripe pode ser uma forte dor de cabeça . Às vezes, os sintomas, incluindo sensibilidade à luz e ao som, acompanham sua dor de cabeça.

Fadiga

Sentir-se cansado é um sintoma não tão óbvio da gripe. Sentir-se geralmente mal pode ser um sinal de muitas condições. Esses sentimentos de cansaço e fadiga podem surgir rapidamente e ser difíceis de superar.

Quanto tempo dura a gripe?

A maioria das pessoas se recupera da gripe em cerca de uma semana. Mas pode levar vários dias para você se sentir de volta ao seu eu habitual. Não é incomum sentir-se cansado por vários dias após os sintomas da gripe terem diminuído.

É importante ficar em casa sem ir à escola ou ao trabalho até que você esteja livre da febre por pelo menos 24 horas (e isso sem tomar medicamentos para baixar a febre).

Se você tiver gripe, ela pode ser passada para outra pessoa um dia antes de seus sintomas aparecerem e até 5 a 7 dias depois.

Se você tiver algum sintoma de resfriado ou gripe durante a pandemia do COVID-19, deve se isolar enquanto faz o teste e continuar praticando uma boa higiene , como:

  • lavando as mãos
  • desinfecção de áreas de alto toque
  • vestindo uma cobertura de rosto
  • evitando contato com outras pessoas