Cabelo oleoso

Como tirar oleosidade do cabelo. Confira essas dicas valiosas

Em geral, algumas mudanças em sua rotina de beleza podem ajudar seu cabelo a manter seu brilho natural sem oleosidade extra.

O cabelo oleoso pode impedir que você pareça e se sinta no seu melhor. Como a pele oleosa e a acne, pode fazer você se sentir constrangido. Pode ser especialmente difícil se você não souber a causa ou como controlá-la. Todos nós queremos que nosso cabelo e nossa pele pareçam saudáveis ​​quando saímos para o mundo!

Continue lendo para saber mais como tirar oleosidade do cabelo. Confira essas dicas valiosas sobre o que causa o cabelo oleoso e o que você pode fazer para domar as madeixas oleosas.

1. Shampoo diariamente

É possível que seus hábitos de higiene pessoal sejam os culpados. Lavar muito pouco ou com muita frequência pode contribuir para o cabelo oleoso. Normalmente, se você tem cabelos oleosos, deve lavar diariamente. Lavar mais de uma vez por dia pode fazer com que suas glândulas reajam exageradamente e produzam mais óleo para compensar a lavagem extra.

Você também vai querer escolher um xampu feito para cabelos oleosos. Esses produtos são projetados para limpar o couro cabeludo e o cabelo sem adicionar umidade extra. Se a caspa ou dermatite seborreica estiver contribuindo para seus problemas no couro cabeludo, escolha um produto com piritionato de zinco, como Cabeça e Ombros, para matar bactérias e fungos, ou um com ácido salicílico para ajudar a eliminar o excesso de óleo e flocos.

2. Seja gentil

Ao lavar, concentre-se em esfregar o couro cabeludo – mas não com muita força. Esfregue moderadamente, o suficiente para esfregar o sabonete, mas não com tanta força a ponto de irritar o couro cabeludo. A irritação pode superestimular suas glândulas e fazer com que elas produzam mais sebo.

Enxágue bem antes de sair do banho. As sobras de xampu ou condicionador podem criar uma película no cabelo, deixando-o oleoso.

3. Condicione cuidadosamente

O condicionador ajuda a adicionar umidade de volta ao seu cabelo, além de evitar que ele fique emaranhado. Suas pontas podem precisar de um pouco de amor extra, mas seu couro cabeludo não precisa de ajuda para ficar oleoso. Não aplique o condicionador no couro cabeludo, massageie-o nas pontas.

4. Tire as mãos

Tente não escovar ou tocar seu cabelo mais do que o necessário. Escovar frequentemente pode estimular suas glândulas a produzir mais sebo. Manusear seu cabelo pode não apenas ajudar mais sebo a descer pelos folículos, mas também adicionar óleos de suas mãos ao cabelo.

5. Seque

Se você deseja ganhar um pouco de tempo extra entre as lavagens, um xampu seco ou pó absorvente de óleo pode ajudar. Esses produtos são feitos para absorver óleos extras, mascarar qualquer cheiro e adicionar volume extra.

6. Esclarecer

Com o tempo, alguns produtos podem fazer com que uma camada fique no cabelo, mesmo que você o tenha lavado. Isso pode estar contribuindo para que seu cabelo fique oleoso. Um shampoo clareador é feito para remover qualquer acúmulo ou película do seu cabelo. Este produto deve ser usado uma ou duas vezes por mês para se livrar dos resíduos de produtos de modelagem ou outros xampus e condicionadores.

7. Evite produtos que adicionem umidade

Se o seu cabelo já está produzindo óleos extras, usar um produto de modelagem à base de óleo não é a melhor ideia. Use um spray de cabelo ou mousse para modelar sem pesar o cabelo.

Causas do cabelo oleoso

Os óleos em seu cabelo vêm de glândulas sebáceas ligadas a cada folículo piloso. As glândulas produzem uma substância oleosa chamada sebo que percorre o folículo piloso para hidratar a pele e o cabelo.

Quando essas glândulas não estão funcionando normalmente, podem causar problemas na pele e no cabelo. Por exemplo, a acne se forma quando o corpo produz sebo extra, fazendo com que as células mortas da pele grudem e obstruam os poros.

Outra condição causada por muito sebo é chamada dermatite seborreica. Manchas de pele vermelha escamosa aparecem no couro cabeludo e no rosto. Eles parecem oleosos e podem ser escamosos e com coceira.

Os hormônios podem fazer com que suas glândulas sebáceas produzam mais sebo. É por isso que os adolescentes muitas vezes lutam com pele oleosa e acne. As mulheres também podem notar uma diferença durante a gravidez ou menstruação . 

Seu corpo pode ser geneticamente mais propenso a produzir sebo extra do que outros. Isso pode mudar com a idade. À medida que envelhecemos, nossos corpos produzem menos óleo.

Há uma razão pela qual o corredor de beleza tem produtos dedicados a diferentes texturas de cabelo. O sebo viaja mais facilmente pelos cabelos lisos do que pelos cabelos cacheados. Portanto, se você tem cabelos finos e lisos, é mais provável que tenha problemas com cabelos oleosos. Pessoas com cabelos cacheados geralmente precisam adicionar mais umidade com produtos porque o sebo não chega às pontas.

Próximos passos

Em alguns casos, você pode precisar de uma ajudinha extra para controlar o couro cabeludo oleoso. Se você está lidando com caspa ou dermatite seborreica e não teve sorte com produtos de venda livre ou autocuidado, é uma boa ideia consultar um dermatologista. Eles podem ajudá-lo a descobrir a causa raiz de seus problemas no couro cabeludo e prescrever um medicamento ou produtos de pele prescritos, conforme necessário.