Tipos de vigilância com Inteligência Artificial  

Tara Winstead
Tipos de vigilância com Inteligência Artificial  - Tara Winstead (Pexels)

Navegue pelo conteúdo

Conforme a projeção realizada no final de 2023 pela Markets and Markets, empresa especializada em pesquisa e consultoria B2B, o crescimento da IA até 2027 terá uma taxa anual de 36,2%, chegando ao valor de U$407 bilhões naquele ano.

Ou seja, o uso de IA em ambientes corporativos tem se tornado uma tendência que veio para ficar. Compostas pelas mais inovadoras tecnologias, diversos segmentos como a educação, comunicação e saúde se beneficiam dessas criações que revolucionaram o modo de agirmos.

Quando falamos de segurança, essa é uma abordagem ainda mais utilizada e pesquisada atualmente no âmbito das Inteligências Artificiais. O destaque principal está na vigilância.

Por isso, vamos destacar aqui recursos como o monitoramento por vídeo, reconhecimento facial e outros sistemas importantes para seu negócio. Não deixe de ler este artigo até o final para entender como funciona a vigilância de IA, suas principais aplicações e vantagens da união – Inteligência Artificial e Segurança!

Como a inteligência artificial é utilizada na segurança eletrônica?

Como comentamos anteriormente, o principal uso da inteligência artificial na vigilância está no monitoramento por vídeo e reconhecimento facial. Segundo a Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), esta crescente tendência opera por câmeras de videomonitoramento que representam 66% das vendas no Brasil.

Ainda, o novo relatório da Global Market Insights evidencia que o mercado de reconhecimento facial poderá crescer 18% até 2026 e atingirá um investimento de $12 bilhões. Isso porque, a preocupação que hoje já possuímos com segurança tende a aumentar gradativamente e, com isso, a demanda por novas tecnologias com IA seguirá o mesmo rumo.

Mas é claro que não se trata apenas do reconhecimento facial. As possibilidades de uso da IA na vigilância são diversas. Vamos conhecer? Veja o próximo tópico!

Lista: principais aplicações da vigilância de IA

  1. Aplicação de algoritmos de reconhecimento facial e autenticação biométrica: fortalece sistemas e garante uma identificação precisa de pessoas autorizadas, além de prevenir acessos suspeitos.

  1. Identificação de padrões e comportamentos anômalos: alerta para atividades ameaçadoras, contribuindo para a rápida resposta a situações emergenciais.

  1. Análise de dados de sensores: serve para identificar intrusões e acionar alarmes de forma automática e realizar análises de padrões e dados em tempo real. Além disso, com os sistemas de alerta proativos, os algoritmos de aprendizado de máquina capacitam sistemas de segurança para antecipar ameaças.

  1. Análise de transações em ambientes financeiros: possibilitam a identificação de atividades suspeitas e fraudulentas por meio de padrões.

  1. Detecção de disparos: outra aplicação comum na vigilância de IA é a identificação de padrões de áudio, a exemplo de armas de fogo. Seu uso permite o acionamento de alerta imediato.

Vantagens dessa união

O uso da Inteligência Artificial na vigilância pode trazer uma série de benefícios para sua empresa. Esses constantes avanços tecnológicos geram ambientes seguros, eficientes e resilientes às constantes ameaças. Veja a seguir alguns exemplos separados por nós:

  1. Resposta rápida a ameaças: inteligências artificiais detectam eventos suspeitos em tempo real. Isso permite a automação de respostas rápidas a esses incidentes com alarmes, envio de alerta e outras medidas sem a intervenção humana imediata.

  1. Redução de custos: ao diminuir a necessidade de atuação humana nas respostas a possíveis ameaças, há uma redução significativa de custos se comparado a outros sistemas de vigilância.

  1. Melhoria da eficiência: A análise constante de padrões e movimentos anômalos das IA’s trazem a redução de alarmes falsos e aumenta a eficiência operacional dos sistemas de segurança.

  1. Análise preditiva: Softwares de Inteligência Artificial são reconhecidos por sua alta habilidade em ler grandes volumes de dados em tempo recorde. Além disso, são ótimas em analisar dados históricos e, com isso, preveem incidentes com antecedência e proatividade e minimizam riscos consideráveis.

  1. Vigilância Ininterrupta: Se sua empresa necessita de monitoramento 24h, o apoio da IA pode ser essencial para transformar esse desafio em uma solução.

Veja também: EEAT: Qual o impacto desta sigla para o SEO?

Compartilhe

Deixe seu comentário