EEAT: Qual o impacto desta sigla para o SEO?

EEAT: Qual o impacto desta sigla para o SEO?
EEAT: Qual o impacto desta sigla para o SEO? - Edição Canva PRO

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O mundo está em constante evolução sempre. Para a sigla E-A-T, não foi diferente. A adição de mais uma letra “E” realizada pelo Google visa deixar ainda mais evidente um dos principais fatores de rankeamento de seu mecanismo de busca: a experiência.

Que trabalhar o SEO é indispensável para que marcas estejam nas primeiras posições do Google, muitos sabem. Mas é preciso respeitar alguns princípios para que haja o crescimento da autoridade e credibilidade, isso, pouco se fala.

Por isso, abordaremos nesse artigo o que é E-E-A-T, qual a importância da adição de mais uma letra nesse avaliador de qualidade do Google e como o seu conteúdo deve considerar todos esses aspectos. Aproveite a leitura 🙂

O que é a sigla E-A-T?

Antes de entender porque um novo E foi adicionado a sigla, é preciso voltar um pouco e entender o E-A-T. Essas três letras fazem referência a um conjunto de critérios estabelecidos pelo próprio Google a fim de avaliar a qualidade e relevância do conteúdo disponibilizado online. Veja agora a explicação de cada letra:

Expertise: o conteúdo deve ser produzido por especialistas na área, que demonstrem profundo conhecimento.

Autoridade: respaldar os conteúdos em fontes confiáveis, como em estudos de caso, depoimentos, dados de pesquisas  fortalece sua autoridade no mercado.

Confiança: certificar-se de que as informações são precisas, atualizadas e apresentadas de maneira clara contribui para a percepção positiva da marca.

E-E-A-T: Uma nova forma de comunicar

Adicionado há dois anos, mas pouco difundido, o novo E dos critérios de análise dos mecanismos de busca está relacionado à experiência.

Isso quer dizer que já não basta mais o conteúdo ser relevante, ou seja, que entrega o que o público está buscando através das pesquisas, mas sim, que a produção de conteúdo valioso deve envolver considerações com relação a forma com que a audiência irá consumi-lo. Mostrar que há experiência naquele assunto, com cases reais, de forma objetiva e clara, é muito valorizado e pode dar um boom gigante no seu rankeamento.

Além disso, essa atualização chega para inibir ainda mais aquelas pessoas que investem em estratégias de SEO voltadas ao Black Hat, como keyword stuffing. Demonstre autoridade, confiança, expertise e boa experiência e o algoritmo verá o conteúdo publicado com bons olhos.

Como o E-E-A-T é medido pelos algoritmos?

Essa medição é feita a partir da análise de fatores como a menção do autor do conteúdo, a presença de evidências científicas e conteúdos constantemente atualizados, assim como a reputação da empresa.

Por isso, para melhorar o E-E-A-T é preciso garantir boas avaliações, entregando um serviço ou produto de qualidade e com foco no usuário, ter boas menções de sites confiáveis, oferecer uma experiência satisfatória e, por fim, mas não menos importante:

Invista em conteúdo de qualidade, sempre!

Com a ascensão de ferramentas de inteligência artificial que possibilitam a criação quase que automática de textos, vídeos e outros materiais, o Google e demais mecanismos de busca passaram a valorizar ainda mais conteúdos que demonstram profundo conhecimento sobre o assunto abordado.

Além de tudo o que já citamos por aqui, preocupar-se com a originalidade e criatividade pode também ser um alento para que as estratégias de SEO possam ser cada vez mais assertivas para sua empresa.

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