oração hoponopono

Oração Hoponopono: Como fazer a oração hoponopono

As pessoas que lutam com o conceito de perdão, tanto para si mesmas quanto para os outros, muitas vezes encontram conforto em uma antiga prática profundamente curativa que vem do Havaí. O belo ensinamento havaiano para o perdão é chamado de “Ho’oponopono” (pronuncia -se HO-oh-Po-no-Po-no ), e é adorável, ou também conhecido como Oração hoponopono.

Essa antiga prática havaiana de perdão funciona como um conceito de comunicação para reconciliação e uma ferramenta para restaurar o amor próprio e o equilíbrio.

Na prática, funciona como um mantra de amor próprio. E, ainda mais surpreendente, é super simples.

A palavra ho’oponopono se traduz aproximadamente em “fazer as coisas voltarem ao equilíbrio” ou “fazer as coisas certas”. É um conceito muito zen. (Na língua nativa havaiana, “pono” significa equilíbrio, no sentido de “vida  .

Como fazer a oração hoponopono, assim, entoar esta oração repetidamente é uma maneira poderosa de limpar o corpo da culpa, vergonha, lembranças assustadoras, má vontade ou sentimentos ruins que mantêm a mente fixada em pensamentos negativos.

Como prática de perdão, também é profundamente ressonante, pois tende a penetrar em nosso monólogo interior ao longo do tempo.

Para experimentar por si mesmo, siga a prática abaixo.

transformação pelo hoponopono
Transformação pela oração hoponopono

A palavra ho’oponopono se traduz aproximadamente em “fazer as coisas voltarem ao equilíbrio” ou “fazer as coisas certas”. É um conceito muito zen. (Na língua nativa havaiana, “pono” significa equilíbrio, no sentido de “vida  .

Assim, entoar esta oração repetidamente é uma maneira poderosa de limpar o corpo da culpa, vergonha, lembranças assustadoras, má vontade ou sentimentos ruins que mantêm a mente fixada em pensamentos negativos.

Como prática de perdão, também é profundamente ressonante, pois tende a penetrar em nosso monólogo interior ao longo do tempo.

Para experimentar por si mesmo, siga a prática abaixo.

“ME DESCULPE, POR FAVOR ME PERDOE, OBRIGADO, EU TE AMO”

Para “limpar-se” de sentimentos ruins, cante o mantra a seguir repetidamente enquanto está sentado com os olhos fechados, como uma espécie de meditação. Como fazer oração hoponopono

A oração ho’oponopono é assim:

“Sinto muito, por favor, me perdoe, obrigado, eu te amo.”

É isso. E isso não é algo que todos nós precisamos ouvir? “Sinto muito, por favor, me perdoe, obrigado, eu te amo.” É muito tocante, especialmente considerando como essas palavras são simples e universais.

Com a prática regular, recitar essas quatro frases simples ajuda a desenvolver o amor próprio e a autoestima nos momentos em que mais precisamos. Dessa forma, é tanto uma canção de ninar para o eu quanto uma maneira perspicaz garantida de abordar o perdão a outras pessoas.

Parte da razão pela qual essa tradicional oração de perdão havaiana é tão poderosa é que ela primeiro exige que você reconheça que o erro foi cometido ao pedir desculpas.

Fazer com que outras pessoas reconheçam nossos sentimentos é uma necessidade universal; no ho’oponopono, você deve primeiro reconhecer que o mal existe, o que é uma forma de reconhecer esses sentimentos. Só então será possível encontrar em seu coração perdoar outra pessoa ou a si mesmo.

Na etapa final, você reconhece o amor – tanto por si mesmo quanto pelos outros.

A maioria das pessoas, ao tentar perdoar os outros ou a si mesmas, comete o erro de pensar que o perdão = absolvição total, ou o apagamento do erro. Em última análise, isso é fútil porque ignora sentimentos feridos, que inevitavelmente ressurgem mais tarde se não forem abordados.

ENTENDENDO O VERDADEIRO PERDÃO

Pelo contrário, o verdadeiro perdão não significa esquecer. Em vez disso, ao primeiro reconhecer o erro, o ho’oponopono permite que todas as partes se sentem e mantenham espaço para esses sentimentos. Primeiro, reconhecemos que o problema existe. Então, quando estivermos prontos, fazemos a escolha consciente de seguir em frente. Como fazer oração hoponopono

Além disso, o verdadeiro perdão requer atenção e intenção . Quando feito corretamente, é uma das sensações mais libertadoras que existem – como se um peso invisível fosse levantado.

Historicamente, a oração ho’oponopono era uma espécie de mantra de reconciliação compartilhado por famílias divididas, também conhecido como Ohana .

Na era moderna, continua sendo uma prática de mediação altamente eficaz para o perdão, tanto para ajudar as pessoas a navegar por sentimentos feridos quanto por sentimentos de ressentimento em relação aos outros. Também é feliz na cura do eu. 

Para as pessoas que carregam muita culpa, também é uma maneira fácil de praticar o autoconforto quando você está se sentindo para baixo.

Paz inteior honoponono
Paz interior

ORAÇÃO HOPONOPONO PARA O AUTO PERDÃO

Para praticar o ho’oponopono, respire fundo algumas vezes com os olhos fechados. Em seguida, repita lentamente essas frases para si mesmo cerca de 7 ou 8 vezes. ( “Sinto muito, por favor, me perdoe, obrigado, eu te amo… me desculpe, por favor, me perdoe, obrigado, eu te amo  — e assim por diante. 

Termine com alguns momentos de silêncio para deixar a mensagem ressoar. Abra seus olhos. Como você está se sentindo? 

Existem também formas passivas de vivenciar esta mensagem. Algumas pessoas tocam o mantra ho’oponopono repetidamente em segundo plano enquanto trabalham ou tentam adormecer. Dessa forma, você obtém boas vibrações por osmose, o que pode ser particularmente útil para cultivar mais amor próprio e compaixão.  

^ Se você é alguém muito duro consigo mesmo, isso pode ser mais emocionante do que você imagina. 

Abaixo, assista a um vídeo do YouTube de Kumu Sabra Kauka, um ancião, historiador, educador e ativista havaiano falando sobre a tradição havaiana do Ho’oponopono e como ela é aplicada.

“É muito maior perdoar do que carregar o fardo da culpa e seguir em frente”, observa Kauka. “Porque somente perdoando e seguindo em frente você pode alcançar um ponto mais alto.”

Veja mais: desenvolver o poder da mente e dos pensamentos

E 3 assuntos mais encontrados no sonhos de pessoas ansiosas.