o alimentos que danificam os dentes

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Eles dizem que você é o que você come. E você pode ver isso em nenhum lugar melhor do que sua boca. Isso porque muitos alimentos e bebidas podem causar acúmulo de placa, o que pode ter sérios efeitos na saúde dos dentes.

A placa é um filme pegajoso cheio de bactérias que contribui para doenças das gengivas e cáries. Depois de comer um lanche ou refeição açucarada, os açúcares fazem com que as bactérias liberem ácidos que atacam o esmalte dos dentes. Quando o esmalte se rompe, as cáries podem se desenvolver.

As cáries causam complicações como dor, problemas de mastigação e abscessos nos dentes.

E se você não escovar os dentes ou usar fio dental, sua placa vai endurecer e se transformar em tártaro. O tártaro acima das gengivas pode levar à gengivite, uma forma precoce de doença gengival.

Como você pode evitar que a placa cause estragos em sua boca? Além de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental e visitar o dentista regularmente, tente evitar ou limitar os alimentos abaixo.

1. Doces azedos

Geralmente não é surpreendente que o doce não seja saudável para a boca. Mas o doce azedo contém mais e diferentes tipos de ácidos que são mais duros para os dentes.

Além disso, por serem mastigáveis, eles grudam nos dentes por mais tempo, então são mais propensos a causar cáries. Se você deseja doces, pegue um quadrado de chocolate, que você pode mastigar rapidamente e lavar facilmente.

2. Pão

Pense duas vezes enquanto caminha pelo corredor do pão do supermercado. Quando você mastiga o pão, sua saliva decompõe os amidos em açúcar. Quando o pão se torna uma substância pastosa na boca, ele gruda nas fendas entre os dentes. Então, isso pode causar cáries.

Quando você deseja alguns carboidratos, procure variedades menos refinadas, como trigo integral. Estes contêm menos açúcares adicionados e não se decompõem facilmente.

3. Álcool

Muitos podem saber que beber álcool não é exatamente saudável. Mas você sabia que quando você bebe, você seca a boca? A boca seca carece de saliva, que precisamos para manter os dentes saudáveis.

A saliva evita que os alimentos grudem nos dentes e lava as partículas de alimentos. Ele ainda ajuda a reparar os primeiros sinais de cárie dentária, doença gengival e outras infecções orais. Para ajudar a manter a boca hidratada, beba bastante água e use enxaguantes com flúor e soluções de hidratação oral.

4. Bebidas gaseificadas

Muitas pessoas podem saber que pouco, ou nenhum, bom vem de refrigerante ou refrigerante, mesmo que tenha a palavra “dieta” na lata. Um estudo mais antigo, descobriram que beber grandes quantidades de refrigerante carbonatado pode danificar seus dentes tanto quanto usar metanfetamina e crack.

Os refrigerantes carbonatados permitem que a placa produza mais ácido para atacar o esmalte dos dentes. Então, se você beber refrigerante o dia todo, você essencialmente revestirá seus dentes em ácido. Além disso, seca a boca, o que significa que você tem menos saliva.

E por último, mas não menos importante, refrigerantes de cor escura podem descolorir ou manchar os dentes. Uma nota: não escove os dentes imediatamente após beber um refrigerante. Isso poderia realmente acelerar a decadência.

5. Gelo

Tudo o que contém é água, então não há problema em mastigar gelo, certo? Não é assim, de acordo com a American Dental Association . Mastigar uma substância dura pode danificar o esmalte e torná-lo suscetível a emergências odontológicas, como dentes lascados, rachados ou quebrados, ou coroas soltas.

Você pode usar o gelo para resfriar bebidas, mas é uma boa ideia não mastigá-lo. Para resistir à tentação, opte por água gelada ou bebidas sem gelo.

6. Cítricos

Laranjas, toranjas e limões podem ser saborosos tanto como frutas quanto como sucos, e têm muita vitamina C. Mas seu conteúdo ácido pode corroer o esmalte, tornando os dentes mais vulneráveis ​​à cárie. Mesmo espremer um limão ou lima na água adiciona ácido a uma bebida.

Além disso, o ácido dos cítricos pode ser incômodo para feridas na boca. Se você quiser obter uma dose de seus antioxidantes e vitaminas, tente comer e beber com moderação na hora das refeições e enxaguar com água depois.

7. Batatas fritas

A crocância de uma batata frita pode ser satisfatória para muitos de nós. Mas os chips têm muito amido. O amido torna-se açúcar que fica preso entre os dentes e alimenta as bactérias da placa.

Como raramente temos apenas um, a produção de ácido dos chips permanece e dura algum tempo. Depois de comer um pouco, use fio dental para remover as partículas presas.

8. Frutos secos

Você pode supor que as frutas secas são um lanche saudável. Isso pode ser verdade, mas muitas frutas secas – damascos, ameixas, figos e passas, para citar alguns – são pegajosas.

American Dental Association afirma que as frutas secas grudam facilmente nos dentes e nas fendas devido à sua viscosidade, deixando para trás o açúcar. No entanto, há dados limitados sobre esse tópico e os especialistas precisam concluir mais pesquisas.

Se você gosta de comer frutas secas, certifique-se de enxaguar a boca com água. Depois, escove e passe fio dental. E porque são menos concentrados com açúcar, é uma boa ideia comer as versões frescas!

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