Educação Financeira

Veja: 8 maneiras simples de aprender sobre educação financeira

Compreender os fundamentos financeiros permite que você e outras pessoas façam escolhas financeiras mais inteligentes e sejam capazes de ser autossuficientes nas decisões financeiras.

Felizmente, com a era digital e a quantidade abundante de informações, você pode aprender finanças relativamente rápido.

Todo mundo está em uma curva de aprendizado diferente e, dependendo do cronograma de sua vida, pode levar algum tempo. Então eu recomendo que você vá no seu próprio ritmo de aprendizado.

Dito isto, aqui estão algumas maneiras simples de ajudá-lo a se tornar financeiramente alfabetizado.

1. Acesse os livros

Para começar, os livros de finanças pessoais se tornarão a chave em sua busca para ser alfabetizado financeiramente. Foi crucial para a minha educação, especialmente vindo de nenhuma formação em finanças ou investimentos.

Dedique um mínimo de 1-2 horas por semana para ler livros sobre como administrar seu dinheiro, investir, como fazer um orçamento, etc.

2. Leia revistas e editores on-line

Acho que os livros são os mais importantes, mas revistas financeiras e publicações online podem ser igualmente importantes para sua educação financeira.

3. Use ferramentas de gestão financeira

Gerenciar suas finanças e dinheiro não precisa ser difícil ou chato. Graças à tecnologia e à internet, há uma abundância de ferramentas de dinheiro para ajudá-lo a ser mais proficiente.

Mas além de te ajudar a organizar e visualizar sua vida, esses recursos financeiros podem te ajudar a aprender muito também. Muitas dessas ferramentas têm ótimos centros de aprendizado ou blogs.

Exemplo:

Aplicativos de celular para fazer a gestão de gastos, compras em supermercado, orçamento mensal, entre outros.

4. Ouça podcasts sobre dinheiro

Ser capaz de dedicar tempo à leitura pode ser um desafio. Você pode ter uma vida profissional e familiar ocupada, e é exatamente por isso que os podcasts são perfeitos.

Podcasting são enormes!

E há muitos ótimos que você pode ouvir no caminho de ida ou volta do trabalho, fazendo tarefas domésticas ou até mesmo no trabalho (se isso não atrapalhar sua produtividade).

Existem muitos podcasts incríveis para listar e todos variam em duração de 10 minutos a quase uma hora de informações fortes. Este é um conselho financeiro gratuito que você pode ouvir!

5. Faça um curso de educação financeira

Assim, além de livros e publicações online, você pode se envolver totalmente em uma aula ou curso de educação financeira. Seja em uma escola online, curso universitário, centro de educação de adultos, etc.

Isto é, se você sentir que quer dar um passo adiante ou precisa da estrutura para aprender. Muitos são pagos, mas existem alguns cursos online gratuitos que podem ser um ótimo educador também.

6. Comece sua matemática

Sendo honesta, não sou uma grande fã de matemática. No entanto, para você ser alfabetizado financeiramente, você precisará desenvolver algumas das habilidades matemáticas mais básicas.

Aprimore um pouco de matemática ou analise algumas fórmulas básicas que podem ajudá-lo a organizar seu dinheiro, porcentagens de economia e ajudá-lo a fazer um orçamento.

Eu sei que as planilhas podem tornar isso mais fácil ou o software fará as contas para você. Tudo bem se você fizer isso, mas saiba como a matemática funciona, por que é esse número e, se necessário, você pode calcular isso sozinho.

7. Leia as informações gratuitas disponibilizadas pelo governo

Sim na plataforma do governo como: GOV.COM

O governo tem alguns recursos úteis para tentar fazer com que você aprenda mais sobre finanças pessoais. Mais informações estão no site do governo com outros links de recursos.

8. Quebre sua mentalidade de consumidor

Um grande desafio para muitos brasileiros é que temos uma mentalidade de consumidor. Mas é realmente inevitável no começo.

Somos alvo de anúncios EM TODO LUGAR, a mídia promove estilos de vida luxuosos, as mídias sociais fazem inveja das posses dos outros, nos preocupamos demais com o que os outros têm, etc.

Eliminando e evitando dívidas

A dívida é um dos maiores obstáculos que muitas gerações mais jovens estão enfrentando hoje.

Quando você tem educação financeira, você começa a realmente entender como funciona a dívida, as taxas de juros e como evitar desastres de dívidas. Também pode ajudá-lo a criar um plano para atacar qualquer dívida atual e economizar milhares de dólares.

Valorize metas financeiras

À medida que você adquire conhecimento financeiro, você estará mais inclinado a estabelecer metas para si mesmo. Além disso, você pode se sentir animado e mais determinado a trabalhar para alcançar esses objetivos.

Se você estiver interessado em aprender mais, aqui estão algumas dicas para criar metas financeiras e cumpri-las.

Ser capaz de identificar fraudes

Isso pode não ser falado com frequência, mas a alfabetização financeira pode realmente afetar seu conhecimento sobre roubo de identidade e golpes no espaço financeiro.

Você pode começar a pegar qualquer bandeira vermelha com investimentos, bancos ou qualquer outro esquema de ganhar dinheiro. E garantirá que você possa tomar seu tempo ao tomar decisões financeiras.

Certamente, consulte alguém se precisar de ajuda, mas agora você também pode saber se alguém está oferecendo conselhos ou serviços terríveis que podem enganá-lo. E permite que você faça as perguntas certas e avalie suas opções.