Take a fresh look at your lifestyle.

Globalização

O que é a globalização

29

 O QUE É A GLOBALIZAÇÃO

Globalização – Conjunto de transformações políticas, econômicas e sociais/culturais, que busca a integração do planeta e do pensamento em um único mercado. A idéia da globalização é consequência da velocidade da troca de informações entre as pessoas, a cada dia, mais informações são processadas em menor espaço de tempo.

A famosa “carta de Caminha”, que descreve o descobrimento do Brasil, por exemplo, demorou cerca de 43 (quarenta e três) dias para chegar em Portugal. Isso em 1500, hoje se fosse pelo SEDEX 10, (sem querer fazer propaganda), estaria lá no dia seguinte de manhã selada e entregue, e se o mesmo texto fosse enviado pela internet, (e-mail), então o tempo seria muitas vezes menor, quase que instantâneo dependendo apenas da velocidade da conexão com o provedor.

Toda essa analogia é só para mostrar que a responsabilidade pelo atual ritmo da globalização é da informação. Se a informação, ainda hoje, demorasse meses para atravessar o oceano e chegar ao outro lado do planeta, ou se uma carta enviada de São Paulo para o Rio Grande do Norte, (em lombo de mula), demorasse dois meses para chegar ao seu destino, então, a globalização não estaria ocorrendo com toda essa velocidade, mas, ainda assim, estaria acontecendo.

A globalização começa com a economia. Deriva da necessidade de um país negociar com outro. Nenhum país do Globo é autossuficiente, ou seja, nenhum país é capaz de suprir, sem a ajuda de outros, todas as suas necessidades de alimentação, saúde, produção industrial, educação, etc.

Esse contato obrigatório de compra e venda de produtos e matéria-prima entre as nações faz com que uma absorva parte da cultura da outra, e nesse ponto a globalização deixa de ser econômica e passa a ser cultural. Hoje, através da Internet, um estudante ou pesquisador acessa, sem sair de casa, qualquer biblioteca ou universidade do planeta. Os contatos humanos e as pesquisas exigem que os habitantes de um país tenham, ao menos, conhecimento básico do idioma de outros países. Acontecimentos no outro lado do mundo podem ser acompanhados on-line e em tempo real.

O que impressiona, é que no meio de tudo isso ainda há pessoas que não captaram o significado da globalização e acham que isso não traz nenhuma influência para suas vidas, são os excluídos digitais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.