Aprenda a obter uma bolsa de estudos, adquirir qualificações e se preparar para o mercado.
Atualmente, várias instituições, sejam elas públicas ou privadas, oferecem diversas oportunidades de bolsas de estudos. Existem programas interessantes disponíveis no mercado, como o Pronatec e o Fies, iniciativas governamentais, bem como outras opções de entidades privadas, como o Educa Mais Brasil.
No artigo de hoje, separamos abaixo outras dicas para auxilia-lo na conquista de uma bolsa de estudos, tanto em uma instituição pública e privada.
Dicas de como conseguir uma bolsa de estudos
São vários detalhes importantes:
Atenção a escolha da instituição
É fundamental realizar uma pesquisa cuidadosa para identificar as instituições que possam ser do seu interesse e mais acessíveis em relação às bolsas de estudo. Muitas pessoas enfrentam dificuldades na busca por oportunidades de financiamento educacional, no entanto, existem diversas instituições e empresas dispostas a apoiar financeiramente os estudantes. Recomenda-se realizar pesquisas online e consultar colegas para identificar as instituições mais relevantes, uma vez que alguns desses benefícios podem estar vinculados a programas de pesquisa e talvez não se alinhem plenamente com seus objetivos.
Bolsas nas universidades particulares
É verdade que no Brasil, muitas universidades, faculdades e instituições em geral fornecem bolsas de estudo, na forma de descontos, a mais de 50% de seus alunos, visando reduzir a inadimplência. Dois programas relevantes e bem-sucedidos nesse contexto são o Educa Mais Brasil e o Quero Bolsa.
Educa Mais Brasil
Trata-se de uma empresa privada que recruta estudantes para ingressarem em instituições de ensino superior, oferecendo bolsas de estudo, como é o caso do Mais Estudo, que estabelece parcerias com faculdades para conceder descontos nas mensalidades de cursos de graduação e idiomas.
Para ser aceito no Educa Mais Brasil e Mais Estudo, é necessário realizar a inscrição online e atender aos critérios do programa de acordo com as vagas disponíveis. Para obter o desconto, o Educa Mais Brasil requer o pagamento de uma mensalidade e cobra taxas (cujo valor não é divulgado) para renovar o desconto a cada semestre. Da mesma forma, o Mais Estudo disponibiliza o desconto mediante o pagamento de uma taxa associativa durante todo o semestre.
Quero Bolsa
No Quero Bolsa, a inscrição também é feita online, e o único critério é que o candidato não esteja atualmente matriculado no curso desejado. O processo é descomplicado, ágil e realizado integralmente pela internet. Os interessados escolhem uma das bolsas disponíveis em instituições parceiras ou usam o recurso “Desconto Negociado” e aguardam uma proposta personalizada de bolsa.
O Quero Bolsa cobra apenas uma taxa única para emitir o cupom de desconto pela primeira vez, sem incorrer em outros custos ao longo do curso. Diferentemente de outras associações e serviços, o Quero Bolsa não impõe taxas semestrais nem requer a participação em reuniões ou eventos. O cupom de desconto pode ser utilizado durante toda a duração do curso e garante a bolsa até a graduação do aluno.
Nessas empresas, são oferecidos diversos tipos de descontos nas mensalidades por meio de bolsas, como bolsa por idade, bolsa por mérito (para estudantes com boas notas), bolsas para funcionários e parceiros, além de financiamentos próprios, entre outros.
No momento da matrícula, as instituições avaliam a faixa salarial da família do estudante e o encaminham para as melhores opções de bolsas de estudo disponíveis para o seu caso. Elas estão dispostas a negociar para manter os alunos, incluindo a possibilidade de conceder bolsas com base em um desempenho excepcional no vestibular.
Bolsas nos programas do Governo Federal
Os programas mais famosos são o Prouni e o encceja:
Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como objetivo principal a concessão de bolsas de estudo tanto integrais quanto parciais para cursos de graduação oferecidos por instituições privadas de ensino superior.
Podem participar do processo seletivo do Prouni os candidatos que não possuam diploma de curso superior e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas (que incluem ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da nota da redação).
Para concorrer às bolsas de estudo integrais, o candidato deve apresentar uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais (com desconto de 50%), a renda familiar do candidato deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Encceja
O Encceja é um programa de educação que serve como uma alternativa ao supletivo para aqueles que não completaram sua educação básica. Os estudantes participam de aulas e, ao término, são avaliados por meio de provas para obter seu certificado de conclusão do ensino médio. Esse programa opera em colaboração com as prefeituras locais e as secretarias de educação. Se você deseja se inscrever, recomendamos entrar em contato com a prefeitura de sua cidade.
Considerações finais
Para concluir, espero que tenham apreciado as informações fornecidas e que tenham êxito na obtenção de suas bolsas de estudo.
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão para futuros artigos, não hesitem em compartilhar nos comentários!