O ácido hialurônico (AH) é um glicosaminoglicano de ocorrência natural encontrado em todo o tecido conjuntivo do corpo. Os glicosaminoglicanos são simplesmente carboidratos longos não ramificados, ou açúcares, chamados polissacarídeos.
O HA é o principal componente do que dá estrutura à sua pele e é responsável por aquela aparência rechonchuda e hidratada. Você pode ter ouvido a conversa sobre colágeno , mas o ácido hialurônico é onde está.
Com o burburinho em torno do antienvelhecimento, é hora de falarmos sobre o ácido hialurônico, seus benefícios para a pele e por que o peso molecular de um ingrediente é importante! Desempenha um papel fundamental no processo de cicatrização, e diminui à medida que envelhecemos, tornando-nos mais suscetível a flacidez e rugas.
Continue lendo para aprender a ciência por trás do ácido hialurônico, para que você possa ver que o HA não é apenas um ingrediente da moda, mas um grampo para sua rotina de cuidados com a pele.
Quais são os benefícios do ácido hialurônico?
- anti-envelhecimento
- hidratante
- cicatrização de feridas
- anti-rugas
- aumenta a elasticidade da pele
- pode tratar eczema
- pode tratar a vermelhidão facial
Por que o ácido hialurônico é tão mágico?
Para começar, o HA pode ligar até 1000 vezes o seu peso em água! Em outras palavras, funciona como um umectante e mantém as moléculas de água na superfície da pele para mantê-la bonita e hidratada.
Sempre que estamos falando de uma pele bem hidratada , estamos nos referindo principalmente a uma pele com muito conteúdo de água.
Talvez você já tenha ouvido o termo perda de água transepidérmica. Este é o termo científico para a medição de quanta água é evaporada da pele.
Quando um produto impede a transepidérmica, isso significa que ele mantém a pele hidratada, garantindo que a água não escape da superfície da pele.
Ou seja, o ácido hialurônico faz exatamente isso diminuindo a taxa de evaporação da água.
Além de ser um hidratante muito eficaz, alguns estudos também descobriram que é muito bom para curar feridas!
Existem efeitos colaterais ao usar ácido hialurônico?
Se você estiver formulando seus próprios produtos ou comprando produtos de HA que listem a porcentagem, recomendamos manter a concentração de HA abaixo de 2%. Por quê?
Um peso molecular muito baixo de 5 kDA HA tem a capacidade de penetrar na pele, o que significa que pode potencialmente transportar outros ingredientes indesejados, produtos químicos e bactérias mais profundamente na pele.
Se você tem pele comprometida, isso pode ser uma má notícia. Felizmente, por si só, o HA tende a não causar reações alérgicas, pois nossos corpos também o produzem.
Felizmente, os químicos cosméticos têm essa ciência em baixo, para que possamos confiar em seus conhecimentos e no que as pessoas dizem sobre certos produtos de HA. Mas se você está formulando seus próprios soros de HA, saiba quenem todo ácido hialurônico é igual.
Este santo graal da hidratação pode ter efeitos colaterais indesejados. Existem algumas variedades de AH que são um pouco controversas, e os níveis aumentados estão realmente ligados a doenças inflamatórias da pele, como a psoríase .