Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As grandes navegações

Library os Congress

Durante o século XVI, Portugal e Espanha tornam-se dois grandes impérios coloniais por dominarem as cobiçadas fontes de riqueza – as Índias. É a época das grandes navegações. Portugal, durante o século XV, dedica-se a contornar a África e, assim, descobrir o caminho marítimo para as Índias. Nesse período, aperfeiçoa a arte e a técnica da navegação, colocando-se na vanguarda tecnológica do mundo moderno. A Espanha, acreditando na tese revolucionária de que o mundo seria redondo, tenta chegar às Índias pelo ocidente e descobre a América.

Grandes navegações
 As viagens marítimas do século XV mudam a concepção de mundo dos europeus. Nesse período, Portugal e Espanha competem pelo controle dos oceanos e dos territórios...
Origens do Brasil 1 – Lugar no mapa
Em 1453, o comércio de especiarias é interrompido pelos turcos, que tomam Constantinopla. Portugal, já com grandes conhecimentos marítimos e astronômicos, tenta chegar às Índias por uma nova rota: contornando a África.
Origens do Brasil 2 – Descoberta e colonização
O Tratado de Tordesilhas divide o mundo entre Portugal e Espanha. Mas as outras nações europeias não estão dispostas a cumprir com a decisão papal e a Holanda decide invadir o litoral brasileiro. É o início da dominação de Maurício de Nassau.