Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Absolutismo

Photos.com / photos.com / Thinkstock / Gettyimages

O modelo feudal era um empecilho ao desenvolvimento mercantil, pois seus particularismos atrapalhavam muito os comerciantes que andavam pela Europa em busca de consumidores para seus produtos.

A centralização do poder nas mãos do rei foi possibilitada exatamente por essa classe mercadora. Havia interesses de ambos os lados, os reis viram a possibilidade de adquirir seu status social novamente, assim como a burguesia via na centralização a possibilidade de pôr fim aos particularismos feudais e ampliar seus lucros.

Esse novo sistema político, característico da Europa na Idade Moderna, caracterizou-se por um notável dinamismo. A acumulação de capitais permitiu a expansão comercial europeia e financiou a expansão ultramarina. A Europa conseguiu estender seu domínio pelo mundo todo e beneficiar-se da sua superioridade técnica e militar. Entretanto, esse mesmo esforço de expansão provocou graves crises entre os Estados europeus.

Dentre as características das monarquias absolutistas destacam-se: centralização política e administrativa na figura real; formação de um corpo burocrático; organização de um exército profissional.







   Nesta matéria
A ascensão do capitalismo
O mercantilismo
Colonialismo
A integração econômica
Próxima